Sal e Sódio não é a mesma coisa


Olá Meus Amores! Tudo bem com vocês?



Hoje eu trago pra vocês um assunto que muitas vezes causa confusão. O post surgiu quando um dia eu estava no supermercado e vi um sal que apresentava no rótulo "0% de sódio", então eu imaginei na hora, se o sal não tem sódio eles dois são distintos. Obvio que sim! Haha
A maioria das pessoas acha que "SAL" e "SÓDIO" é a mesma coisa. Estão enganados e agora vamos esclarecer isso.



O que é "SAL"? Cloreto de Sódio é seu nome, mas chamamos de "sal" ou "sal de cozinha", ele é formado por cloro e sódio. 
Considerado um vilão o sal e o sódio não são tão maus assim. 
O "SAL" é considerado vilão por que ele é o alimento que mais contém "SÓDIO",  e o Brasileiro exagera demais no uso dele. O sal que temos a nossa disposição, "o refinado" passa por um processo que retira tudo que é bom dele como o Iodo Natural e o Magnésio e depois ele recebe aditivos para ficar branquinho e retirar a umidade pra ser conservado por mais tempo.
O "SÓDIO" é um mineral do bem que ajuda nossas funções vitais, o problema está no excesso. O excesso causa hipertensão, perda de cálcio e edemas. 
O Sódio está presente na maioria dos produtos industrializados, até mesmo os produtos doces. Isso mesmo, o sódio está até nos doces! 

Vejamos:
Nos conservantes como = Nitrito de Sódio e Nitrato de Sódio.
Adoçantes = Ciclamato de Sódio e Sacarina Sódica
Fermentos = Bicarbonato de Sódio
Realçador de Sabor = Glutamato Monossódico

Agora pasmem se vocês gostam de queijo ralado. Ele é quem tem a maior quantidade de sódio, cerca de 1981mg para cada 100g. Fiquei chocada quando descobri!

A Organização Mundial de Saúde(OMS) recomenda 5g de sal por dia que equivale 2g de sódio, mas o Brasileiro consome em média 12g de sal por dia que é mais que o dobro recomendado, é por isso que o sal e o sódio são vilões. Não por eles, mas pelo nosso consumo descontrolado. Imagine quanto de coisas consumimos todos os dias que contem sódio, é bolachas e biscoitos, enlatados, refrigerantes. A maioria dessas comidas prontas que compramos tem alto teor de sódio pra que possa ser conservada, é só dar uma olhada no rótulo. E pra quem é mamãe cuidado com os lanchinhos dados as crianças, a grande quantidade de sódio ingerida hoje gerará doenças futuras. 



Mas hoje temos sal no mercado que não tem sódio! Sim isso mesmo. Mas esses "Sais" são mais caros.

O sal marinho ele não passa pelo refinamento o que faz com que ele permaneça com seus minerais do bem e também não recebe aditivos, ele apenas passa pelo processo de secagem da água do mar.

Veja alguns tipos de sal marinho:

Sal do Himalaia
Flor de Sal
Sal Cinzento
Sal Kosher
Sal Rosa do Peru
Sal Preto



Mesmo sendo sem sódio continua sendo sal, então o consumo é o mesmo recomendado pela OMS, porém esse é benéfico por não ser refinado. 
O que devemos fazer é diminuir o consumo de sal e sódio, se cuidar mesmo, pra viver muito, com saúde e lindas! 

Beijos!!!








Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário

Postar um comentário



Últimas do Instagram